Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > V Seminário de Projetos Educacionais (SEPEDUC) e III Seminário Institucional Integrado do PIBID
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

V Seminário de Projetos Educacionais (SEPEDUC) e III Seminário Institucional Integrado do PIBID

  • Publicado: Terça, 30 Setembro 2025 17:47
  • Última Atualização: Terça, 30 Setembro 2025 20:20
imagem sem descrição.

Apresentação

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará  (UFPA) convida discentes bolsistas e voluntários/as, coordenadores/as, orientadores/as,  supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID, bem como a  comunidade acadêmica em geral, para o V Seminário de Projetos Educacionais III  Seminário Institucional Integrado do PIBID, a ser realizado no período de 16 a 19 de  dezembro de 2025 em formato remoto

Sob o tema “Ciência e Vozes da Amazônia”, o evento busca promover um espaço para  socialização de resultados de planos de trabalho e relatos de experiências vivenciadas no  âmbito de projetos educacionais vinculados à PROEG, debatendo temas relacionados à indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, à qualidade e inovação nos  processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica e Superior e a articulação entre  a Universidade e as escolas de Educação Básica. 

Estarão disponíveis durante o evento a apresentação de comunicações e serão realizadas  conferências, mesas temáticas, oficinas e minicursos que contribuirão para os avanços  nas políticas de incentivo a projetos educacionais na Universidade Federal do Pará.

 

Configuração do evento

V Seminário de Projetos Educacionais III Seminário Institucional Integrado do PIBID será realizado integralmente em formato remoto. 

Os trabalhos a serem submetidos ao evento serão apresentados em formato de vídeo, que  ficarão disponíveis no site do evento. Os vídeos devem ter um tamanho máximo de  300 Mb, duração de 5 a 10 minutos e formato MP4

As conferências, mesas temáticas, oficinas, minicursos e a programação cultural previstas  para ocorrer no período do evento serão realizadas em atividades síncronas por meio do  canal oficial da Universidade Federal do Pará na plataforma YouTube e em salas de  reunião na plataforma Teams, criadas para esse fim.

 

Inscrições 

As inscrições para o evento serão realizadas por meio da plataforma SIG-Eventosno período de 14 de outubro a 10 de dezembro de 2025

Todos/as os/as participantes do evento devem realizar sua inscrição gratuita na plataforma  SIG-Eventos: discentes bolsistas e voluntários/as, coordenadores/as, orientadores/as,  supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária,  Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID, bem como a  comunidade acadêmica em geral para fazer jus ao certificado de participação.

 

Submissão de trabalhos 

Estão aptos/as a submeter trabalhos os/as coordenadores/as dos seguintes programas:

  • Programa de Educação Tutorial (PET)

  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Edição 2025

  • Programa de Tutoria Discente

  • Monitoria - edições 2024 e 2025

  • Monitoria voluntária - edições 2024 e 2025

  • LABINFRA - edição 2023

O quantitativo de autores/as e o número máximo de trabalhos por programa estão  descritos na tabela abaixo:

Programa

Limite de trabalhos a serem submetidos 

N° de autores/as por trabalho

PET  Até 3 trabalhos por grupo  Até 7 autores/as
PIBID  Até 6 trabalhos por núcleo  Até 7 autores/as
Tutoria Discente  Até 3 trabalhos por coordenação  Até 7 autores/as
Monitoria  Até 1 trabalho por projeto  Até 2 autores/as
Monitoria voluntária  Até 1 trabalho por projeto  Até 3 autores/as
LABINFRA  Até 1 trabalho por projeto  Até 3 autores/as

Os trabalhos devem se enquadrar em uma das seguintes categorias: 

a) Relato de Experiência (RE): Trata-se de um trabalho acadêmico destinado à divulgação dos resultados de um plano de trabalho e/ou de uma experiência pedagógica  vivenciada pelos/as autores/as com finalidade de melhorar processos de ensino e de  aprendizagem. O relato de experiência deve conter a descrição e a reflexão teórica da  experiência relatada, apresentando o problema, as metodologias utilizadas, registros de  dados que venham mostrar a pertinência do relato, destacando possíveis questionamentos,  soluções e intervenções. Deve conter igualmente a análise e a avaliação da experiência,  indicando o que representou para os sujeitos envolvidos. O relato de experiência poderá  ou não ter vínculo com a produção de um material didático.

b) Produção de Material Didático (MD): Trata-se da descrição de um produto  educacional (material didático) produzido no âmbito de um projeto ou programa, ou de  iniciativa espontânea, destinado à melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica  ou Graduação. A descrição deve conter o problema que motivou a produção, os objetivos  do material didático, a metodologia de produção (se for o caso), a metodologia de uso,  limites e possibilidades de contribuição para a qualificação do ensino. 

A submissão dos trabalhos em formato de vídeos deve ser realizada no site do evento sepeduc.ufpa.br, no período de 14 de outubro a 6 de novembro de 2025. Os vídeos  devem ter um tamanho máximo de 300 Mb, duração de 5 a 10 minutos e o formato MP4

Os trabalhos devem ser submetidos no site do evento unicamente pelos/as  coordenadores/as, orientadores/as, supervisores/as, atuantes nos Programas  Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de  Educação Tutorial (PET) e PIBID. 

Os vídeos submetidos no site do evento devem respeitar as singularidades culturais,  econômicas, religiosas, linguísticas, sociais ou de algum tipo de deficiência, bem como os princípios éticos da comunicação científico-acadêmica. Não serão aceitos os vídeos  que reproduzam qualquer tipo de preconceito ou contenham uma comunicação  desrespeitosa e/ou violenta, e que não obedeçam ao tamanho, à duração e ao formato definidos.

 

Publicação em E-book

Para os/as participantes que tenham interesse em publicar os textos que sustentam as  comunicações apresentadas em vídeo, será lançada posteriormente uma chamada  específica para a publicação de trabalhos completos no e-book do V SEPEDUC e III  Seminário Institucional Integrado do PIBID.

 

Informações adicionais 

A programação completa e outras informações serão divulgadas nas próximas circulares, nos canais de comunicação da PROEG e no link https://sigeventos.ufpa.br/evento/SPESISIIP2025

Dúvidas e contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página