V Seminário de Projetos Educacionais (SEPEDUC) e III Seminário Institucional Integrado do PIBID

Apresentação
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) convida discentes bolsistas e voluntários/as, coordenadores/as, orientadores/as, supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID, bem como a comunidade acadêmica em geral, para o V Seminário de Projetos Educacionais e III Seminário Institucional Integrado do PIBID, a ser realizado no período de 16 a 19 de dezembro de 2025 em formato remoto.
Sob o tema “Ciência e Vozes da Amazônia”, o evento busca promover um espaço para socialização de resultados de planos de trabalho e relatos de experiências vivenciadas no âmbito de projetos educacionais vinculados à PROEG, debatendo temas relacionados à indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, à qualidade e inovação nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica e Superior e a articulação entre a Universidade e as escolas de Educação Básica.
Estarão disponíveis durante o evento a apresentação de comunicações e serão realizadas conferências, mesas temáticas, oficinas e minicursos que contribuirão para os avanços nas políticas de incentivo a projetos educacionais na Universidade Federal do Pará.
Configuração do evento
O V Seminário de Projetos Educacionais e III Seminário Institucional Integrado do PIBID será realizado integralmente em formato remoto.
Os trabalhos a serem submetidos ao evento serão apresentados em formato de vídeo, que ficarão disponíveis no site do evento. Os vídeos devem ter um tamanho máximo de 300 Mb, duração de 5 a 10 minutos e formato MP4.
As conferências, mesas temáticas, oficinas, minicursos e a programação cultural previstas para ocorrer no período do evento serão realizadas em atividades síncronas por meio do canal oficial da Universidade Federal do Pará na plataforma YouTube e em salas de reunião na plataforma Teams, criadas para esse fim.
Inscrições
As inscrições para o evento serão realizadas por meio da plataforma SIG-Eventos, no período de 14 de outubro a 10 de dezembro de 2025.
Todos/as os/as participantes do evento devem realizar sua inscrição gratuita na plataforma SIG-Eventos: discentes bolsistas e voluntários/as, coordenadores/as, orientadores/as, supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID, bem como a comunidade acadêmica em geral para fazer jus ao certificado de participação.
Submissão de trabalhos
Estão aptos/as a submeter trabalhos os/as coordenadores/as dos seguintes programas:
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Programa de Educação Tutorial (PET)
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Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Edição 2025
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Programa de Tutoria Discente
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Monitoria - edições 2024 e 2025
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Monitoria voluntária - edições 2024 e 2025
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LABINFRA - edição 2023
O quantitativo de autores/as e o número máximo de trabalhos por programa estão descritos na tabela abaixo:
Programa |
Limite de trabalhos a serem submetidos |
N° de autores/as por trabalho |
PET | Até 3 trabalhos por grupo | Até 7 autores/as |
PIBID | Até 6 trabalhos por núcleo | Até 7 autores/as |
Tutoria Discente | Até 3 trabalhos por coordenação | Até 7 autores/as |
Monitoria | Até 1 trabalho por projeto | Até 2 autores/as |
Monitoria voluntária | Até 1 trabalho por projeto | Até 3 autores/as |
LABINFRA | Até 1 trabalho por projeto | Até 3 autores/as |
Os trabalhos devem se enquadrar em uma das seguintes categorias:
a) Relato de Experiência (RE): Trata-se de um trabalho acadêmico destinado à divulgação dos resultados de um plano de trabalho e/ou de uma experiência pedagógica vivenciada pelos/as autores/as com finalidade de melhorar processos de ensino e de aprendizagem. O relato de experiência deve conter a descrição e a reflexão teórica da experiência relatada, apresentando o problema, as metodologias utilizadas, registros de dados que venham mostrar a pertinência do relato, destacando possíveis questionamentos, soluções e intervenções. Deve conter igualmente a análise e a avaliação da experiência, indicando o que representou para os sujeitos envolvidos. O relato de experiência poderá ou não ter vínculo com a produção de um material didático.
b) Produção de Material Didático (MD): Trata-se da descrição de um produto educacional (material didático) produzido no âmbito de um projeto ou programa, ou de iniciativa espontânea, destinado à melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica ou Graduação. A descrição deve conter o problema que motivou a produção, os objetivos do material didático, a metodologia de produção (se for o caso), a metodologia de uso, limites e possibilidades de contribuição para a qualificação do ensino.
A submissão dos trabalhos em formato de vídeos deve ser realizada no site do evento sepeduc.ufpa.br, no período de 14 de outubro a 6 de novembro de 2025. Os vídeos devem ter um tamanho máximo de 300 Mb, duração de 5 a 10 minutos e o formato MP4.
Os trabalhos devem ser submetidos no site do evento unicamente pelos/as coordenadores/as, orientadores/as, supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID.
Os vídeos submetidos no site do evento devem respeitar as singularidades culturais, econômicas, religiosas, linguísticas, sociais ou de algum tipo de deficiência, bem como os princípios éticos da comunicação científico-acadêmica. Não serão aceitos os vídeos que reproduzam qualquer tipo de preconceito ou contenham uma comunicação desrespeitosa e/ou violenta, e que não obedeçam ao tamanho, à duração e ao formato definidos.
Publicação em E-book
Para os/as participantes que tenham interesse em publicar os textos que sustentam as comunicações apresentadas em vídeo, será lançada posteriormente uma chamada específica para a publicação de trabalhos completos no e-book do V SEPEDUC e III Seminário Institucional Integrado do PIBID.
Informações adicionais
A programação completa e outras informações serão divulgadas nas próximas circulares, nos canais de comunicação da PROEG e no link https://sigeventos.ufpa.br/
Dúvidas e contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
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